Você gasta uma fortuna no salão e na esteticista. Mesmo assim, não falta do que reclamar: o cabelo poderia deixar de cair e seria ótimo se as unhas crescessem de uma vez, sem quebrar tanto. Mas será que, em vez de vítima, você é a culpada de tudo isso? Muitos hábitos são o terror da beleza, e a gente cultiva todos eles sem nem perceber. Duvida?
Então confira abaixo as dicas que mais sabotam sua imagem no espelho. Faça uma lista daquelas que, realmente, atrapalham sua autoestima e comece já a mudança de estilo de vida!
Espremer cravos e espinhas
Prejuízos: normalmente, você faz isso a qualquer hora e lugar, sem se preocupar com a higienização prévia da pele e muito menos das mãos e das unhas. Com isso, você contamina a pele com micro organismos que, em seguida, vão se transformar em novos cravos e espinhas, além de produzir marcas e manchas no rosto.
Como cuidar: o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês, removendo cravos e espinhas com um bom profissional e fazer uso diário de produtos de higienização específicos para cada tipo de pele. As marcas já existentes podem ser tratadas com cremes clareadores ou com aplicações de laser, tudo indicado por seu dermatologista.
Dormir com maquiagem
Prejuízos: somada à poluição, a maquiagem obstrui os poros e impede a eliminação da oleosidade natural. Com isso, vão se formando cravos e espinhas. Além disso, o mau hábito causa o envelhecimento precoce pela falta de oxigenação. Como cuidar: faça sempre uso de demaquilante, além de esfoliar a pele a cada 15 dias. Isso remove as células mortas e incentiva a renovação dos tecidos. Também aplique loções ou cremes de hidratação para o seu tipo de pele diariamente. E nunca se esqueça: passe o filtro solar antes da maquiagem ou prefira produtos que já contenham protetor na fórmula.
Esquecer o filtro solar
Prejuízos: o envelhecimento precoce é o efeito mais sutil provocado pelo esquecimento do uso diário de proteção solar. O descaso ainda rende manchas da pele, acentua as marcas de expressão e deixa você exposto aos riscos de câncer de pele. Como cuidar: fazer esfoliação e hidratar de nada adianta caso você continue deixando o frasco do protetor solar empoeirar no armário. Aplique sempre no rosto, no colo e nas mãos (áreas que ficam expostas diariamente aos raios ultravioletas).
Roer as unhas
Prejuízos:o hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia e, além do desastre estético, expõe você a uma série de riscos. Isso porque, levando os dedos à boca, os micro organismos que se acumulam sob as unhas têm acesso ao seu organismo e podem provocar uma série de doenças, desde infecções até verminoses. Você ainda desgasta o esmalte dos dentes, deforma as unhas e, ao retirar a pele em volta delas, machuca os dedos e favorece infecções na região. Como cuidar: você pode prestar atenção e descobrir em que situações sente necessidade de roer as unhas, começando a se policiar. Se for necessário, procure a ajuda de um psicologo e não tenha vergonha disso! Para proteger as unhas, use cremes específicos e tente ir à manicure semanalmente ou sempre que os esmaltes começarem a descascar: dá dó de roer as unhas feitas.
Espremer os pelos encravados
Prejuízos: manchas, marcas e inflamações na pele são os resultados da mania em espremer os pelos que dão trabalhar para romper os poros e nascer. Como cuidar: a primeira medida é trocar seu método de depilação. Se você usa a cera egípcia, experimente o método com roll-on. Lâminas e aparelhos elétricos também devem ser intercalados. Além disso, uma semana depois da depilação, esfolie a pele com um creme específico e uma esponja natural. Faça movimentos suaves sobre toda a pele, desobstruindo os poros. Contra as manchas antigas, você pode pedir ao dermatologista sugestões de cremes clareadores. Mas o uso deles não é indicado no verão.
Tomar banho quente demais
Prejuízos: a água muito quente remove a oleosidade natural da sua pele, causando ressecamento, acelerando envelhecimento e provocando alergias em quem tem tendência para o problema. Mesmo nos dias muito frios, regule a temperatura do chuveiro no morno. Como cuidar: o uso de um bom hidratante depois do banho é fundamental. Ele ajuda a repor a oleosidade natural da sua pele, protegendo contra o ressecamento, a descamação e as rachaduras.
Descascar o esmalte
Prejuízos: quando você raspa o esmalte, em vez de retirá-lo com removedor, acaba lixando a parte de cima das unhas, que enfraquecem. A camada de queratina eliminada faz com que elas se quebrem à toa e tenham mais dificuldade para crescer. Além disso, dependendo da força que você usa para raspar, as unhas passam a crescer irregulares. Como cuidar: sempre que for à manicure, peça para aplicar base fortalecedora nas unhas.
Esquecer de cortar as pontinhas do cabelo a cada três meses
Prejuízos: o descuido não impede seu cabelo de crescer, como muita gente pensa. Acontece que, sem a manutenção, as pontas acabam muito ressecadas ou tornam-se duplas. Com isso, os fios quebram com mais facilidade e você fica com a impressão de que seu cabelo não cresce. Como cuidar: faça hidratações em casa ou no salão de beleza semanalmente, usando vitaminas e cremes específicos para o seu tipo de cabelo. Nunca espalhe os produtos na raiz, apenas no comprimento. Permaneça com uma touca metalizada pelo tempo determinado e, na seqüência, enxague com água morna. E não deixe de ir ao cabeleireiro para cortar as pontas a cada três meses. O cuidado é simples, mas garante fios fortes e com muito mais brilho.
Passar chapinha com o cabelo molhado
Prejuízos: pranchar fios molhados acaba com a força deles. O cabelo começa a quebrar facilmente e ainda perde o brilho. O cheiro de queimado que sobe quando você faz isso já denuncia que algo está errado. Para eliminar o volume, passe antes o secador. Como cuidar: o estrago é um dos mais difíceis de consertar. Faça máscaras de hidratação, no mínimo, uma vez por semana e vá ao cabeleireiro para eliminar as pontas danificadas. Se possível, também evite o uso do secador por uns quinze dias.
Esquecer de beber água
Prejuízos: desaceleração do metabolismo, ganho de peso e até mesmo rugas mais expressivas. Além de males, como vômito, diarreia e desidratação.
Como cuidar: Torne o hábito de beber água mais divertido, adicionando frutas, sucos, água gaseificada, cubos de gelo divertidos ou prepare um chá refrescante. Você pode optar também por jarras e copos coloridos e atraentes. Se nada disso der certo, você ainda pode optar por um aplicativo que vai te ajudar a calcular a quantidade de água a ser ingerida de modo personalizado a sua necessidade diária, lembrando a você a hora de beber água. Sugestão: Hydro, está disponível para iOS e Android. Em português. Gratuito.