A hidratação capilar serve para repor a umidade natural e nutrientes perdidos, especialmente por influência de agentes externos. São tratamentos a base de aloe vera, glicerina, mel, bepantol, etc.
A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios. Ela deve ser feita toda semana, obrigatoriamente.
A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que uma hidratação seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto.
Modo de Fazer:
Higienização: Lavar o cabelo de preferência com um shampoo hidratante, aplicando somente no couro cabeludo. As escamas dos fios irão se abrir para receber a hidratação. Após enxaguar, retire o excesso de água com uma toalha.
Aplicação do creme: Separe em mechas e aplique em pequenas quantidades em todo o comprimento dos fios. Depois de espalhar no comprimento inteiro, massageie o fio, mecha por mecha, enluvando todas elas. A massagem ajuda também na penetração do produto.
Coloque uma touca de alumínio ou com uma touquinha plástica. Deixe o tempo recomendado pelo fabricante da máscara escolhida, não ultrapassando 40 minutos.
Depois de transcorrido o tempo, tire a touca e aguarde mais 5 minutos para que o cabelo esfrie naturalmente.
Enxágue bem com água morna retirando todo produto. Finalize com condicionador para fechar bem as cutículas. É extremamente importante fechar bem as cutículas depois da hidratação para que os nutrientes não se percam. Se as cutículas ficarem abertas a hidratação dura menos tempo.
Opcionalmente, finalize com leave-in ou termoprotetor.
Receita de Hidratação Profunda
Confira esta receita que além de repor a hidratação natural, vai conferir maciez e muito brilho:
- 2 colheres de sopa de sua máscara de hidratação de preferência
- 2 colheres de sopa de soro fisiológico
- 1 colher de sopa de glicerina pura (de preferência de origem vegetal)
- 1 colher de sopa de mel; no caso de desejar reduzir o volume pode ser açúcar cristal ou mascavo
- 1 colher de sopa de bepantol (caso não tenha bepantol pode ser utilizado Yamasterol tradicional, também uma colher de sopa)
Espero que seja maravilhosa para o cabelo de todas como foi para os meus cabelos. Prometo em postagens seguintes trazer novas dicas de hidratações, hidratações caseiras e também a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução.
E você, costuma hidratar seus cabelos? Qual é o tipo de hidratação que você prefere? Caseira, profunda ou instantânea?
Deixo aqui algumas sugestões de máscaras de hidratação que uso e aprovo: